Em destaque

O que é DTG, a impressão digital em camisetas

A impressão digital em camisetas, também chamada por DTG ou silk digital, é uma técnica que permite estampar o tecido exatamente com a imagem desejada. Com o uso de uma impressora à jato de tinta, a imagem é transferida diretamente para a peça.

Leia este artigo e saiba mais sobre esta moderna forma de pôr na camiseta a imagem que você quer.

O mercado de personalização e estamparia de camisetas ganhou uma grande aliada que veio para ficar. A impressão digital, ou DTG, facilita a vida de quem precisa de produtos estampados sem quantidade mínima e com liberdade de cores. A técnica em nada se aproxima do transfer.

O silk digital, como também é chamada a técnica, é feito em uma impressora à jato de tinta bem similar às conhecidas no mercado para imprimir em papel. Porém é especialmente desenvolvida para tecidos com algodão em sua composição. As camisetas estampadas na impressão digital têm uma durabilidade tão boa quanto às estampadas com o silk screen tradicional.

A impressão digital estampa camisetas brancas e coloridas

Logo que as impressoras DTG surgiram, existia uma limitação e elas só estampavam camisetas brancas. Hoje, os equipamentos mais modernos estampam independentemente da qualquer cor.

Para isso, é preciso aplicar um produto chamado primer. O primer é o responsável pela fixação da tinta branca, que imprime uma base para que as demais tintas apareçam na camiseta.

Se você quer estampar uma camiseta azul marinho com uma foto multicolorida, por exemplo, qualquer cor sumiria no tecido escuro, já que o marinho da peça é a cor mais escura que qualquer outra, correto?

Após a aplicação do primer, a camiseta vai para a máquina e ganha uma camada de tinta branca exatamente onde as demais cores serão estampadas. Isso faz com que todas as cores necessárias à sua imagem apareçam na peça.

A impressão digital em camisetas é a grande aliada do atendimento sob demanda. O print on demand é um dos mercados que mais crescem no mundo e a hora é de conhecer a técnica, se aperfeiçoar e crescer junto. Este curso foi criado para isso.

Como estampar camisetas coloridas e pretas

Com a impressão digital em camisetas, também conhecida como DTG ou silk digital, é possível estampar camisetas, independentemente da cor. A técnica usa uma impressora à jato de tinta e, nela, a imagem é transferida diretamente para a camiseta.

Leia este artigo e saiba mais sobre o processo de estamparia que possibilita transformar camisetas de qualquer cor em uma peça única.

Dentro da área de impressão, a liberdade de cores no DTG é total

Com a impressão digital, qualquer cor de camiseta pode ser estampada

Até pouco tempo atrás, estampar digitalmente camisetas coloridas em pequenas quantidades era um desafio e tinha diversas limitações. Uma das formas era o transfer, mas, além de ter uma vida útil bem limitada, deixava um aspecto emborrachado na peça que desagradava a maioria dos usuários.

Veio então a sublimação. Porém, também com limitações. Ou estampa-se a peça pronta, necessariamente em cores claras, ou a sublimação total de tecidos, que só depois de sublimados são cortados e costurados.

Este processo demanda tempo e tem quantidade mínima para poder diluir o custo gerado. Outro incômodo que os clientes tinham e continuam tendo em relação à sublimação é a exclusividade de sua aplicação em tecidos sintéticos, pois muito se reclama do quanto as camisetas de poliéster são quentes e criam “bolinhas” a cada lavagem.

O que é a impressão digital

O silk digital ou DTG, como também é chamada a técnica, é feito em uma impressora à jato de tinta bem similar às conhecidas no mercado para imprimir em papel. Porém, esta, é especialmente feita para tecidos 100% algodão, o tipo de tecido que tem mais aceitação por parte do usuário.

As camisetas estampadas na impressão digital têm uma durabilidade tão boa quanto às estampadas com o silk screen tradicional. Na impressão digital, cada camiseta é feita de forma individual e cada peça pode ter a imagem que o cliente quiser.

A liberdade de cores é total, sendo o equipamento capaz de estampar uma imagem de cor única ou até mesmo uma foto multicolorida. Mas, para que isso ocorra, é preciso usar um produto chamado primer.

O que é primer?

primer é o responsável pela fixação da tinta branca, que faz uma base para que as demais tintas apareçam na camiseta.

Se você quer estampar uma camiseta preta com a foto de uma banda, por exemplo, qualquer cor sumiria no tecido preto, já que o preto da peça é a cor mais escura que qualquer outra, correto?

Após a aplicação do primer, a camiseta vai para a máquina e ganha uma camada de tinta branca exatamente onde as demais cores serão estampadas. Isso faz com que todas as cores necessárias à sua imagem apareçam na peça.

A aplicação do primer e o uso da tinta branca são responsáveis pela diferença de preço nas camisetas de cor escura em relação às camisetas brancas, mas é uma diferença de preço que paga a comodidade de ter uma peça, seja ela de qualquer cor, estampada do jeito que o cliente mais precisa e deseja.

Ficou com mais alguma dúvida? Não se preocupe! Este curso foi feito para você saber tudo sobre a técnica.